Destaque do Ciência USP #35: Por que os vikings deixaram a Groenlândia?

No episódio de hoje, conversamos com Sara Oderdenge, mestranda e membro do Laboratório de Estudos Medievais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, que nos explica o que levou os povos nórdicos a abandonarem a ilha

Por
 26/07/2022 - Publicado há 2 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Destaque do Ciência USP #35: Por que os vikings deixaram a Groenlândia?
/

Em um estudo publicado na revista Science Advances, pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, chegaram a uma nova teoria sobre os motivos que teriam levado os povos do norte, popularmente conhecidos como vikings, a se retirarem da ilha que ocuparam por mais de 400 anos, a Groenlândia.

Por um longo tempo, acreditava-se que o abandono dos assentamentos nórdicos na ilha do Reino da Dinamarca se deu por um frio intenso envolvendo uma possível pequena era do gelo, tornando o local inviável para a moradia. Novas pesquisas, no entanto, revelam que o que levou esses povos a saírem da ilha pode ter sido a seca.

Para explicar como os pesquisadores chegaram a essa nova teoria, conversamos com Sara Oderdenge, mestranda em História Social e membro do Laboratório de Estudos Medievais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e Narração: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Edição de som e Composição Musical: Angélica Peixoto e André Leite, com supervisão de Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.