USP é a melhor universidade brasileira no QS Latin America

A 11ª edição do ranking classificou as 416 melhores universidades da América Latina

 25/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 30/08/2021 as 20:58
Por

Praça do Relógio e Reitoria – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A USP é a melhor universidade brasileira segundo o QS Latin America Ranking, publicado hoje, dia 25 de agosto, pela organização britânica Quacquarelli Symonds (QS). Essa 11ª edição do ranking avaliou e classificou 416 instituições da América Latina. A Pontifícia Universidade Católica do Chile lidera a lista.

Do total de 95 universidades brasileiras ranqueadas, sete estão entre as 20 melhores da região. Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na 7ª colocação; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 9ª; a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 12ª; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na 16ª; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na 17ª; e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na 19ª.

A USP obteve a média de 98,8 pontos, de um total de 100 pontos, e ficou na liderança em quatro dos oito indicadores avaliados: quantidade de professores com doutorado, publicações por faculdade, rede de pesquisa internacional e impacto na internet.

Destaque internacional

A USP também conquistou posições de destaque em outros rankings divulgados pela QS neste ano. No ranking mundial, a USP é a melhor instituição brasileira, classificada na 121ª posição.

No QS World University Rankings by Subject, a Universidade se destacou em 13 áreas, nas quais foi classificada entre as 50 melhores: Odontologia (13ª posição); Engenharia de Petróleo (29ª); Engenharia de Minas (34ª); Turismo (37ª); Engenharia Civil e de Estruturas (39ª); Ciência Veterinária (40ª); Antropologia (44ª); Geografia (46ª); Agricultura e Silvicultura (46ª); Direito (46ª); Línguas Modernas (47ª); Arquitetura (48ª); Ciências Políticas e Relações Internacionais (50ª).

Em 19 áreas específicas a Universidade ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em nove áreas, entre as 150 melhores; e, em três áreas, entre as 200 melhores.

As áreas específicas são agrupadas em cinco grandes áreas e a USP está entre as 100 melhores na classificação geral de todas as cinco: Ciência Social e Administração (52ª), Artes e Humanidades (57ª), Ciências da Vida e Medicina (74ª), Ciências Naturais (75ª) e Engenharia e Tecnologia (86ª).

QS Latin America Ranking
Pontifícia Universidade Católica do ChileChile
Universidade de São Paulo (USP)Brasil
Universidade do ChileChile
Instituto Tecnológico de MonterreyMéxico
Universidade dos AndesColômbia
Universidade Nacional Autônoma do MéxicoMéxico
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)Brasil
Universidade de Buenos AiresArgentina
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Brasil
10ºUniversidade Nacional da ColômbiaColômbia

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.