Eleição para reitor e vice-reitor da Universidade será realizada no dia 25 de novembro

25/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 27/08/2021 as 16:49

Foi divulgada hoje, dia 25 de agosto, a resolução que estabelece as datas do processo eleitoral para a composição da lista tríplice para a escolha dos novos reitor e vice-reitor da Universidade. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Os candidatos deverão fazer inscrição prévia de suas candidaturas, em forma de chapa, acompanhada do programa de gestão a ser implementado e da súmula biográfica destacando os aspectos relevantes para o cargo. As inscrições das chapas deverão ser realizadas no período de 4 a 8 de outubro, junto à Secretaria Geral da Universidade, pelo e-mail eleição2021@usp.br.

O candidato que exercer função de direção ou chefia deverá, a partir do pedido de inscrição, desincompatibilizar-se de sua função até o encerramento do processo eleitoral.

A Comissão Eleitoral divulgará, no dia 14 de outubro, no site da Secretaria Geral, a lista das chapas que tiverem seus pedidos de inscrição deferidos.

+ Mais

Reitoria designa comissão que coordenará eleição para reitor e vice-reitor

A eleição para composição da lista tríplice de chapas dos principais dirigentes da Universidade será realizada em turno único, no dia 25 de novembro, das 9h às 18h, por meio de sistema eletrônico de votação e totalização de votos.

A Assembleia Universitária será constituída pelo Conselho Universitário, pelos Conselhos Centrais, pelas Congregações das Unidades e pelos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados.

Uma das novidades do processo é a constituição de uma comissão formada por observadores externos à Universidade, sendo três titulares e um suplente, com a incumbência de acompanhar o sistema eletrônico de votação e totalização de votos.

Está prevista a realização de um debate virtual entre os candidatos no dia 9 de novembro, que será organizado pela Comissão Eleitoral. No dia 18 de novembro, será promovida a consulta à comunidade, de forma eletrônica, das 9h às 18h. A consulta à comunidade terá caráter indicativo à Assembleia Universitária, a quem cabe a eleição da lista tríplice dos dirigentes. O resultado da consulta será divulgado no mesmo dia, com os resultados obtidos em cada uma das categorias – alunos de graduação e pós-graduação, docentes e servidores técnicos e administrativos.

O reitor e o vice-reitor, professores titulares da USP, serão nomeados pelo governador do Estado a partir da lista tríplice.