O Sul em Cima destaca a cultura e os ritmos africanos

Lúcio Sanfilippo e Marcelo Amaro realizam importante trabalho de valorização da cultura e ritmos de matriz africana

 Publicado: 07/05/2024
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima destaca a cultura e os ritmos africanos
/

Lúcio Sanfilippo é cantor, compositor, jornalista, professor de Educação Física e Mestre em Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: folclore, cultura negra, África, educação, cultura popular, jongo e danças populares. O artista tem um repertório que percorre vários ritmos da música popular brasileira e se destaca por ser um estudioso de nossa música em suas mais variadas vertentes. O artista diz que os seus discos todos têm transbordamentos de terreiro, as manifestações todas de matriz africana. Então, tem sempre Jongo, Coco, Ciranda, Maracatu. No programa, vamos conhecer músicas que estão em seus discos Do Reino da Pedra Miúda, Rio de Cantar e Capitão da Encruzilhada.

Marcelo Amaro é sambista por vocação, batuqueiro, percussionista, cantor, compositor e educador musical. Seu álbum Afrogaúcho carrega nas suas faixas o conceito musical de diálogos e sotaques sonoros do Brasil, tendo a instrumentação do samba urbano carioca como base, entrelaçados aos tambores da Congada do Maçambique, o grande tambor de Sopapo e os tambores do mundo. O nome do álbum Afrogaúcho surge da leitura do livro Negros no Sul do Brasil – Invisibilidade e Territorialidade. Dois anos após lançar Afrogaúcho, álbum autoral em que deu visibilidade ao negro e ao som do sul do Brasil, Marcelo Amaro lançou o seu álbum Sambáfrica em 2023, onde exalta a cultura do continente africano. São esses dois trabalhos de Marcelo Amaro que vamos conhecer nessa edição de O Sul em Cima!


O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.