Nosso celular está ou não nos espionando?

Neste episódio conversamos com Daniel Macedo Batista, professor do Instituto de Matemática e Estatística, Kalinka Branco, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, e Marcela Mattiuzzo, advogada e doutoranda em Direito Constitucional pela USP

Por
 09/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 15/03/2022 as 9:14
Jornal da USP +
Jornal da USP +
Nosso celular está ou não nos espionando?
/

A tecnologia dos smartphones está inevitavelmente presente nas nossas vidas. E ela se desenvolve com tanta velocidade que é capaz de nos deixar aturdidos. Com uma enxurrada de recursos, celulares podem trabalhar a nosso favor, mas também contra.

Pensando em como esse tipo de tecnologia nos afeta, o Jornal da USP Mais! elaborou a série especial Por trás das telas. Em três episódios, convidamos especialistas da USP para tirar dúvidas e nos aconselhar sobre diferentes inovações tecnológicas.   

Neste primeiro episódio, a pergunta é: “Nosso celular está ou não nos espionando?”. Para responder, conversamos com Daniel Macedo Batista, professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, Kalinka Branco, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos, e Marcela Mattiuzzo, advogada e doutoranda em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito (FD) da USP

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e roteiro: Karina Tarasiuk
Produção: Denis Pacheco
Edição de Som e Trilha Sonora: André Leite, Angelica Peixoto, Malu Ferreira, Guilherme Calaça e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.