Revoredo #133: Hugo Linns traz a cultura nordestina em “Fita Branca”

Violeiro pernambucano busca síntese musical, com diversas influências em suas composições

Por
 Publicado: 18/04/2024     Atualizado: 22/04/2024 as 7:31
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #133: Hugo Linns traz a cultura nordestina em "Fita Branca"
/

O Revoredo desta semana apresenta o trabalho do compositor e instrumentista pernambucano Hugo Linns no álbum Fita Branca

Linns é um violeiro, arranjador, diretor musical e produtor com formação pelo Conservatório Pernambucano de Música. Especializado na viola acústica nordestina e na viola dinâmica, colabora regularmente com outros renomados artistas em seus álbuns. 

Fita Branca, lançado em 2010, marcou sua estreia em CD. O álbum busca uma síntese musical, com influências diversas em um único percurso, refletindo sua história com a viola dinâmica. As cordas se entrelaçam com a percussão, proporcionando uma base rítmica robusta e, ao mesmo tempo, delicada, complementando a originalidade das composições, fortemente influenciadas pelos brinquedos populares. 

Ele traz em seu repertório o universo da música cabocla do Nordeste, com o aprendizado que obteve dos cantos indígenas, os coquistas, os cirandeiros, os cantadores de viola e os rabequeiros de Pernambuco.

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Alvorada; Caxiri Rasteiro; Barra da Noite; Luna; Candeeiro; O Silêncio e a Espera; Chuva de Dias; Para o Céu Parisiense; Fita Branca; O Verde da Seca; Trilha Escura e Baião do Engenho Gurijó.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.