Revoredo #135: Índio Cachoeira e Vinicius Alves inspiram a viola do interior paulista

Violeiros revelam paisagens ancestrais na música caipira

Por
 Publicado: 02/05/2024
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #135: Índio Cachoeira e Vinicius Alves inspiram a viola do interior paulista
/

O Revoredo desta semana apresenta os violeiros Índio Cachoeira e Vinicius Alves.

Nascido em Junqueirópolis, no oeste do Estado de São Paulo, Índio Cachoeira, nome artístico de José Pereira de Souza, teve o primeiro contato com a viola ouvindo um velho violeiro da região. Começou na vida profissional aos 17 anos tocando nas rádios locais. A primeira dupla de Índio Cachoeira foi com Tião do Gado, da dupla Carreiro e Carreirinho, e, em 1995, tornou-se o Pajé da dupla Cacique e Pajé.

Alves nasceu em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, e tornou-se violeiro pelas mãos de Ivan Vilela. Hoje considerado um dos mais importantes violeiros do País nos últimos dez anos, autodidata, desenvolveu sua própria técnica musical ao tocar com diferentes afinações. Em suas obras apresenta a música caipira paulista com pagode de viola, guarânia, valsa, folk-blues e chamamé.

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Remelexo; Alvorada Sertaneja; Eu e a Viola; O Castelhano; Viola Marchetada; O Guizo; A Viola e a Harpa; O Gingado da Morena; Trecho de Viola; Devorteio Violado; Angola do Mato; Toque do Capeta e Sonho. 

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.