Construção Musical da Liberdade #8: A emancipação da dissonância

Autonomia musical está vinculada à capacidade de se relacionar com o que estremece a sensibilidade, diz Vladimir Safatle

 31/07/2023 - Publicado há 12 meses
Construção Musical da Liberdade - USP
Construção Musical da Liberdade - USP
Construção Musical da Liberdade #8: A emancipação da dissonância
/

Neste último programa, vamos explorar a ideia de que a autonomia musical está vinculada à capacidade de se relacionar com o que estremece a sensibilidade. O que explica por que a história da música é a história da dissonância. Ouviremos peças de Wagner, Schoenberg, Weberm e Boulez, com uma surpresa ao final.


Construção Musical da Liberdade

Construção Musical da Liberdade é uma série de oito programas que procura explorar as conexões entre experiência estética e emancipação social a partir da música. O programa, concebido por Vladimir Safatle, se baseia em uma proposta de análise das obras a partir das questões produzidas pela forma estética. Além da apresentação do repertório musical, traz análises feitas por Safatle, muitas delas derivadas de seu livro Em um com o impulso: experiência estética e emancipação social. Cada programa tem um tema específico.

Apresentação: Vladimir Safatle
Produção: Vladimir Safatle e Bennet Ribeiro (sonorização)
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: quartas, às 21h, e reprise aos sábados, às 18h
Duração: 1 hora

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.