Palavra da Semana #106: O filme “Coringa” chama a atenção para os transtornos mentais

Existem várias abordagens para o tratamento e cuidado com a saúde mental, mas esse cuidado precisa começar em nós mesmos

 12/04/2024 - Publicado há 1 mês
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #106: O filme "Coringa" chama a atenção para os transtornos mentais
/

A Palavra da Semana é coringa. Está em evidência pela divulgação do trailer do filme Coringa: Delírio a Dois, que estreia em outubro de 2024. Escrito com “o”, coringa pode significar a vela usada em embarcações ou para se referir a uma pessoa muito magra. Já escrito com “u”, curinga viria de kuringa, termo da língua africana kimbundu, que significa matar. No Brasil, o vilão do Batman é escrito com o, Coringa.

Mas, muito além dos significados semânticos, a professora Deise Sabbag, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, neste podcast chama a atenção para os problemas de saúde mental, bem caracterizados no primeiro filme e também nesta sequência. Alerta que existem tratamentos e cuidados de saúde para diversos transtornos mentais e que cada um de nós precisa parar e olhar para si. “O cuidado do outro começa com o nosso cuidado!”

Quer saber mais sobre o termo coringa, ouça o podcast na íntegra no player acima.

Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rita Stella
Vai ao ar às sextas-feiras


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.