Mosaicos Culturais #05: “Pancada de amor não dói” é o que diz o samba na voz de Alcione

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir a Marrom com o lamento do surdo que estava nos fones de ouvido de Mateus, estudante de Música da USP

Publicado: 22/04/2024     Atualizado: 29/04/2024 as 14:32
Mosaicos Culturais - USP
/

Em 1975, a canção O Surdo, composta por Totonho e Paulinho Resende, foi interpretada por Cauby Peixoto, mas foi com Alcione que o samba alcançou ainda mais popularidade, tornando-se um dos maiores sucessos da artista, e com o outro hit: Não Deixe o Samba Morrer, rendeu a ela um Disco de Ouro.

Capa do disco Alcione – A Voz do Samba (Philips). Foto: Reprodução

Alcione, nascida Alcione Dias Nazareth, é cantora, compositora e multi-instrumentista. Uma das mais proeminentes sambistas do Brasil, recebeu o título de “Dama do Samba”. Com 30 álbuns de estúdio e 9 ao vivo, a Marrom, como é carinhosamente conhecida, já vendeu mais de 8 milhões de cópias de discos no mundo.

O surdo, instrumento percussivo fundamental no samba, se torna um confidente

No embalo da canção, os compositores lançaram mão do recurso da personificação, fazendo com que o músico se dirigisse ao instrumento, o seu surdo  – “velho amigo e companheiro” – como uma analogia entre o compasso do surdo e as batidas de seu coração. A letra expressa: “Meu surdo, parece absurdo/ Mas você me escuta/ Bem mais que os amigos lá do bar”. A metáfora do surdo como símbolo da conexão entre tristeza e amor é instigante.

Essa foi a música que Mateus, estudante de Música, da Escola de Comunicações e Artes da USP estava ouvindo quando respondeu à enquete do programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, da Rádio USP. Mateus revelou sua paixão pelo samba desde a infância e seu apreço pela música da Marrom.

Ouça o podcast no link acima.

Os estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você está ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP (WhatsApp [11] 97281-5789).

Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem transmitido nos dias 19 e 22 de abril de 2024. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h, pela Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), inclusive via internet, através do site da emissora. O programa também é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis neste link.