Construção Musical da Liberdade #6: Música rompe dicotomia entre máquina e liberdade

No campo musical, repetição pode ser condição para a produção da diferença, destaca Vladimir Safatle

 13/07/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 20/07/2023 as 16:56
Construção Musical da Liberdade - USP
Construção Musical da Liberdade - USP
Construção Musical da Liberdade #6: Música rompe dicotomia entre máquina e liberdade
/

Embora o senso comum considere a máquina como o avesso da liberdade, ela e sua estrutura de repetição podem ser campo fértil para a produção da diferença. No sexto episódio de Construção Musical da Liberdade, o professor Vladimir Safatle mostra que a experiência musical rompe a dicotomia entre máquina e liberdade, entre repetição e liberdade. Para ele, a repetição não é necessariamente o avesso da diferença, mas a condição para a sua produção e pode-se repetir não para reafirmar o repetido, mas para desconstituí-lo, para apagá-lo, para mudar suas pulsações e seus sentidos. Safatle exemplifica essas ideias apresentando músicas dos compositores Colon Nancarrow, Steve Reichl, John Adams, Pierre Henry, Pierre Schaeffer e Yannis Xenakis.

Ouça o podcast no link acima.


Construção Musical da Liberdade

Construção Musical da Liberdade é uma série de oito programas que procura explorar as conexões entre experiência estética e emancipação social a partir da música. O programa, concebido por Vladimir Safatle, se baseia em uma proposta de análise das obras a partir das questões produzidas pela forma estética. Além da apresentação do repertório musical, traz análises feitas por Safatle, muitas delas derivadas de seu livro Em um com o impulso: experiência estética e emancipação social. Cada programa tem um tema específico.

Apresentação: Vladimir Safatle
Produção: Vladimir Safatle e Bennet Ribeiro (sonorização)
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: quartas, às 21h, e reprise aos sábados, às 18h
Duração: 1 hora

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.