Mosaicos Culturais #07: Luan Santana canta sobre desilusão amorosa

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir sobre amores que ficaram no passado de Luan Santana que ecoavam nos fones de ouvido de Afonso, mestrando em Ciências da Computação na USP

Publicado: 24/04/2024     Atualizado: 29/04/2024 as 14:31
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #07: Luan Santana canta sobre desilusão amorosa
/

Luan Rafael Domingos Santana, conhecido como Luan Santana, nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em 1991, e começou sua carreira em 2009.

Luan Santana, ao longo dos 10 anos de contrato com sua gravadora anterior, a Som Livre, foi indicado ao Grammy Latino por 4 vezes, acumulando também 5,5 bilhões de streams combinados em seu canal no YouTube e em plataformas como Spotify e Deezer. Além disso, conquistou a posição número 1 em 82 ocasiões nas rádios do Brasil, de acordo com informações contidas em sua biografia na Wikipedia.

Capa do disco The Comeback, de Luan Santana. 2021. Sony Music. Foto: Reprodução

O single Ilha foi lançado em 2021 no EP The Comeback, pela Sony Music, gravadora com a qual o cantor e compositor sertanejo assinou contrato em 2020. Na época, foi anunciada, como diz o nome do EP, uma virada na trajetória do artista. A composição de Luan Santana tem coautoria de Matheus Marcolino e do produtor musical da canção, Lucas Santos. Ilha tem hoje (24 de abril de 2024) 88 milhões de visualizações só no YouTube.

Na letra, Luan Santana sugere à pessoa amada e a si próprio a busca por um novo amor, mesmo que seja em outro planeta, demonstrando assim uma necessidade de espaço emocional. A balada romântica Ilha fala de versos que expressam esperança e sobre encontrar um amor como porto seguro.

Foi ao som dessa música que Afonso, estudante de mestrado em Ciências da Computação na USP estava ouvindo quando respondeu à enquete do programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, da Rádio USP. Afonso é um ouvinte eclético, apreciando uma ampla variedade de estilos musicais.  Ele compartilha que a canção Ilha, uma das suas favoritas de Luan Santana, ressoa especialmente com ele, transmitindo a mensagem de se reencontrar e a sensação de renovação que ela evoca.

Ouça o podcast no link acima.

Os estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você está ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP (WhatsApp [11] 97281-5789).

Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 23 e 24 de abril de 2024. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h, pela Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), inclusive via internet, através do site da emissora. O programa também é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis neste link.