Fake News Não Pod #88: Não existe a síndrome pós-spike causada pela vacina da covid-19

A proteína spike, presente na vacina, atua somente como mensageira para ensinar o organismo a se defender do vírus e é degradada rapidamente

Publicado: 24/04/2024
Fake News não Pod - USP

Um vídeo que circula nas redes sociais teoriza sobre uma síndrome pós-spike, causada em pessoas que se vacinaram contra a covid-19 e resultaria em intoxicação do fígado. Esse é o tema do Fake News Não Pod desta semana com a cientista biomédica Beatriz Calasense.

A justificativa no vídeo é que vacinas contam com muitos conservantes tóxicos que sobrecarregariam o fígado, que seria o responsável pela desintoxicação do nosso organismo. No mesmo vídeo ainda é afirmado que o consumo de coentro poderia auxiliar na desintoxicação e seria possível a cura da síndrome pós-spike.

Beatriz afirma que não existe uma síndrome pós-spike causada pela vacina. Spike é uma proteína presente no sars-cov-2, vírus causador da covid-19, que permite a entrada desse vírus em algumas das células do organismo, o que leva ao desenvolvimento da doença. “Em uma infecção bem-sucedida, o vírus se multiplica dentro das nossas células, produzindo mais proteínas spike, que vai formar novos vírus e infectar mais células.”

Algumas vacinas, diz Beatriz, utilizam material genético para produzir a spike dentro do organismo, pois isso ensina o nosso sistema imunológico a se defender do vírus, caso tenha contato com ele. No caso da vacina, a proteína spike produzida não consegue se multiplicar e gerar novas proteínas spike. “Ela atua somente como mensageira para as nossas células imunológicas e logo depois é degradada.”

Beatriz lembra que outra afirmação do vídeo é que as vacinas teriam conservantes tóxicos, que sobrecarregam o  fígado. “Nenhum dos compostos utilizados para a conservação das vacinas são tóxicos para o corpo humano, todas as vacinas aprovadas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) passaram por estudos cuidadosos e as concentrações de cada componente são seguras ao organismo humano. Portanto, não há nenhuma evidência científica de que qualquer composto tem efeitos intoxicantes.”

No próximo episódio Beatriz vai trazer informações sobre o consumo de coentro para desintoxicação e a base histórica por trás da crença no uso de shots de imunidade e chás feitos com ingredientes como vinagre, gengibre e alho como tratamento.

Produção: UP Vacina Projeto João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews). Roteiristas: Beatriz Calasense, Beatriz Cassiano Michelon e Wasim Aluísio Prates Syed Apresentadora: Beatriz Calasense e Beatriz Cassiano Michelon Edição: Rádio USP Ribeirão Preto