Quais são as Inteligências Artificiais que já fazem parte da nossa vida?

Neste episódio, conversamos com Fabio Cozman, diretor do Centro de Inteligência Artificial da USP, Esther Colombini, professora do Instituto de Computação da Unicamp e Claudio Pinhanez, chefe do Laboratório de Pesquisa em Inteligência Artificial da IBM Brasil

Por
 20/04/2022 - Publicado há 2 anos
Jornal da USP +
Jornal da USP +
Quais são as Inteligências Artificiais que já fazem parte da nossa vida?
/

Na ficção, elas são quase sempre vilãs. Enquanto isso, na realidade, as Inteligências Artificiais (IAs) não são tão más e estão cada vez mais presentes, de forma positiva, no nosso dia a dia. Aplicadas em áreas tão diferentes quanto Saúde, Marketing e Logística, as IAs trazem diversos benefícios, ao mesmo tempo em que levantam inúmeras questões éticas.

Pensando nisso, o Jornal da USP Mais! elaborou a série especial Por trás das telas. Em três episódios, convidamos especialistas da USP para tirar dúvidas e nos aconselhar sobre diferentes inovações tecnológicas.

Neste terceiro e último episódio da série, para compreender o que são as IAs e como elas podem nos ajudar, conversamos com Fabio Cozman, professor na Escola Politécnica (Poli) e diretor do Centro de Inteligência Artificial da USP, Esther Colombini, professora de Robótica e Inteligência Artificial do Instituto de Computação da Universidade de Campinas (Unicamp), e Claudio Pinhanez, professor, pesquisador e chefe do Laboratório de Pesquisa em Inteligência Artificial da IBM Brasil. 

Ouça o podcast na íntegra no player acima. Siga no Spotify, no Apple Podcasts ou seu aplicativo de podcast favorito.

Ficha técnica

Reportagem e roteiro: Caio César Pereira
Produção: Denis Pacheco
Trilha Sonora e Edição de Som: André Leite, Angélica Peixoto e Guilherme Fiorentini


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.