Palavra da Semana #105: Terremoto para além da geografia

Abalos, com encontros e desencontros, são transformadores e promovem mudanças de ponto de vista e crescimento individual e social

 Publicado: 08/04/2024
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #105: Terremoto para além da geografia
/

A Palavra da Semana é terremoto. Está em evidência por conta do terremoto que atingiu a costa leste do Japão. A palavra terremoto vem do latim terrae motus, que faz referência à terra, possivelmente de raiz indo-europeia em ter, que remete a uma superfície seca, e motus que compreende a ideia de movimento. Na geografia, esses movimentos são abalos ou trepidações na superfície terrestre, com origem focal subterrânea. A palavra, no entanto, pode ser utilizada em vários sentidos, como para uma comoção violenta, para se referir a um grande abalo social ou um acontecimento trágico. Pode ainda se referir à uma pessoa agitada que faz várias coisas ao mesmo tempo ou é super animada.

Aqui no Brasil, não temos grandes terremotos pois localiza-se no centro da placa tectônica sul-americana. Mas, o País vive, “de forma configurativa, situações, coisas, ocasiões e pessoas que são verdadeiros terremotos em nossas vidas”, afirma a professora Deise Sabbag, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Essas situações causam “grandes estragos, destruindo possibilidade de existências felizes”, arremata a professora que convida os ouvintes a “esperançar” a convivência com o diferente.

Quer saber mais sobre terremoto, ouça o podcast na íntegra no player acima.

Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rita Stella
Vai ao ar às sextas-feiras


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.