Lei seca nas eleições e a regulamentação do álcool no País

Alguns Estados já não adotam a Lei Seca para as eleições há muito tempo: o Rio de Janeiro não a utiliza desde 1996. Em São Paulo, a ocasião mais recente foi em 2006

 04/10/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Diminuiu o número de Estados que decretaram lei seca na eleição deste ano. A decisão é uma prerrogativa dos tribunais regionais eleitorais. O Brasil já teve uma lei seca nacional durante as eleições. Porém, nos últimos tempos, essa decisão cabe aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada unidade da Federação.

Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Roraima, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso do Sul , Pará e Tocantins anunciaram a proibição da venda de bebidas alcoólicas no primeiro turno das eleições.

João Paulo Lotufo fala sobre a importância da regulamentação de uma lei similar a essa de combate ao álcool para evitar problemas sociais como desemprego, violência familiar, violência infantil, acidentes de carro, consumo de bebidas por jovens, entre outros. A mudança no Congresso Federal pode permitir que ocorram novas leis nesse sentido.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.