Mosaicos Culturais #16: Exemplo de transmídia reconta em hip hop as histórias da cultura geek

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir a mesma música nerd de Enygma inspirada em personagens de mangás, que ecoava nos fones de ouvido de Leonardo, estudante do Instituto de Matemática e Estatística da USP

Publicado: 07/05/2024     Atualizado: 12/05/2024 as 20:38
Mosaicos Culturais - USP
/

O fenômeno da música geek, responsável por bilhões de visualizações e reproduções em plataformas digitais de streaming, une o rap – gênero musical em ascensão entre os jovens – e as animações japonesas, febre entre os brasileiros otakus. Teve início há menos de uma década com artistas como Tauz e Yuri Black, e canais de divulgação como o 7 Minutoz (no ar desde 2012). Um dos hits, o Rap da Akatsuki (Naruto), alcançou a marca de 218 milhões de visualizações há 3 anos, apenas no YouTube. Desde então, muitos outros rappers geek surgiram no Brasil, como Enygma, Anirap, Felicia e Basara, entre outros.

O movimento. também conhecido como rap geek, é um subgênero do rap que transforma – de forma transmídia – as temáticas do universo de animes, HQs, games e filmes de heróis em rimas. As letras imersivas nas histórias abordam situações reais relacionadas ao mundo dos romances gráficos e estabelecem uma conexão entre os heróis da cultura nerd e a vida rotineira dos simples mortais.

A música Mágico Assassino – Hisoka (Hunter x Hunter) é interpretada por Enygma, que assume todas as funções do instrumental, desde a letra e voz até a mixagem e masterização. Trata-se de uma homenagem ao personagem Hisoka do mangá Hunter x Hunter. No rap ou trap geek, o cantor assume a identidade do personagem e narra sua história e feitos através da música, cuja letra se torna uma representação lírica da personalidade, neste caso, de Hisoka, um dos antagonistas da série. Ao incorporar as características do personagem, a música explora a fascinação de Hisoka não apenas pela luta, mas também pela morte. A letra menciona momentos específicos da trama de Hunter x Hunter, como os confrontos de Hisoka com outros personagens, capturando especialmente a essência de Hisoka como um mágico assassino que vê a morte como parte de seu espetáculo funesto.

Enquanto acompanhava Mágico Assassino – Hisoka (Hunter x Hunter), Leonardo, estudante do Instituto de Matemática e Estatística da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, da Rádio USP. Leonardo compartilha que esta música trata de um personagem de anime, “um palhaço muito brabo, um vilão de Hunter X Hunter. Os músicos são muito bons nas misturas dos personagens ao som de trap e um pouco de metal também. É um fã fazendo um som pro anime que ele gosta, quase isso”.

Ouça o podcast no link acima.

Os estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você está ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP (WhatsApp [11] 97281-5789).

Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 6 e 7 de maio de 2024.

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres