Grupo nacional de observação eleitoral busca assegurar integridade da democracia

Em conjunto com outras instituições, professores da USP participam de monitoramento jurídico e técnico das eleições

 29/09/2022 - Publicado há 2 anos
A atividade de observação eleitoral é comum no mundo inteiro e conta com a participação de órgãos internacionais –  Foto: Marcelo Camargo/ Agencia Brasil
Logo da Rádio USP

Com a chegada do primeiro turno das eleições, a segurança da votação se impõe como um pilar da garantia à democracia. Para dar transparência aos cidadãos brasileiros, professores da USP integram um grupo de observação eleitoral dos órgãos que conduzem o processo. Juristas, sociólogos, cientistas políticos e profissionais da área da Tecnologia da Informação da USP e outras sete instituições reúnem-se frente à desconfiança das urnas eletrônicas e da legitimidade dos resultados.

Fernando Facury Scaff – Foto: Faculdade de Direito/USP

A atividade de observação eleitoral é comum no mundo inteiro e conta com a participação de órgãos internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, a atuação desses agentes no Brasil não teria a mesma efetividade, na opinião de Fernando Scaff, professor da Faculdade de Direito da USP e coordenador geral do Grupo de Trabalho da Missão de Observação Eleitoral: “As missões estrangeiras são relevantes, mas muitas vezes não conhecem as nuances próprias do sistema eleitoral daquele país”.

Por isso, em dezembro de 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um edital para monitoramento brasileiro. “Ao invés de apenas abrirmos o País para observação estrangeira, adotamos, neste caso, um edital para chamar o interesse de quem tivesse para observação nacional”, informa Scaff. A cobertura passará pelo primeiro e segundo turnos, estendendo-se até a diplomação dos candidatos, em dezembro deste ano.

Ação bilateral

A equipe jurídica, composta de cinco professores da Faculdade de Direito, é responsável por verificar o encaminhamento da questão processual de recursos durante as eleições. “Eles têm todo um encaminhamento para analisar se a ampla defesa está sendo cumprida e se todos os meios de provas estão sendo exercidos”, destrincha o professor. Diretamente da sede do TSE em Brasília, os observadores acompanharão as eleições no domingo (2) à tarde. Scaff comenta que a preocupação jurídica diz respeito à integridade das eleições, da violência e de casos que possam ocorrer em seções eleitorais.

Por sua vez, “no âmbito da TI (Tecnologia da Informação), organizamos que cada professor fique monitorando demandas, dúvidas, necessidade de checagem de divergências nas apurações e verificar emergências”. A integridade das urnas, outra responsabilidade da área, tem sido acompanhada e testada por especialistas da Escola Politécnica da USP. Ele destaca a necessidade de um procedimento metódico e extensivo: “Fornecer ao TSE informações para o aperfeiçoamento do processo eleitoral”.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.