Músicos abrem mão de suas ocupações por amor à viola

Obras de ex-motorista e ex-roqueiro compõem musicalidade do programa Revoredo

O programa Revoredo desta quinta-feira, 26 de setembro, apresenta os trabalhos dos violeiros José Pereira de Souza e Vinicius Alves. 

Popularmente conhecido como Índio Cachoeira, Souza deixou a vida de motorista para se tornar músico. Seu primeiro contato com a viola foi ouvindo um antigo violeiro da região de Junqueirópolis, São Paulo, sua cidade natal. 

Já Vinícius Alves tornou-se violeiro por influência de Ivan Vilela. O músico que nasceu em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, é um ex-roqueiro autodidata que, ao desenvolver a própria técnica, foi considerado um dos violeiros mais importantes do País. 

Compõem a musicalidade do programa as obras de José Pereira de Souza: Remelexo; Alvorada sertaneja; Eu e a Viola; O castelhano e O guizo. De Vinicius Alves, Revoredo apresenta Tarde vermelha; Sonho; Pantaneiro e Violas e veredas.

Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Vai ao ar às quinta-feiras, a partir das 17 horas, pela rádio USP Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e pela rádio USP São Paulo, em 93,7 MHz. Reprise aos sábados, às 8 horas, nas duas emissoras.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.