Evento na USP aborda lideranças femininas nas relações diplomáticas

Estudantes do curso de Relações Internacionais convidam a comunidade a conhecer mais sobre a configuração da diplomacia entre países

Publicado: 23/04/2024
Encontro no IRI da USP é organizado pelo Laboratório de Análise Internacional Bertha Lutz (LAI), do instituto – Foto: Wikimedia Commons

O auditório do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP recebe, nesta quinta-feira, 25 de abril, as diplomatas Mariana Thiele e Romina Solari para o evento Além das fronteiras: mulheres liderando a mudança na diplomacia. Com início marcado para às 17h30, o encontro é promovido pelo Laboratório de Análise Internacional Bertha Lutz (LAI), um grupo de extensão universitária criado pelos estudantes do curso de Relações Internacionais.

De acordo com a organização do encontro, a realização do evento surgiu de uma fala de encerramento durante uma simulação, realizada pelo LAI, feita por uma diplomata brasileira. Na ocasião, ela discorreu sobre a importância e as dificuldades de ser mulher na diplomacia. “As duas convidadas escolhidas são fundamentais dado as trajetórias de carreira que abrem portas para um debate interessante e rico, com diversas perspectivas e reflexões a respeito“, justificam representantes do LAI.

Mariana Thiele é uma diplomata brasileira, formada em Direito pela USP. Hoje, ela ocupa o cargo de segunda-secretária no Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores. Romina Solari é argentina e atualmente trabalha como diplomata no Consulado Geral e Centro de Promoção da Argentina, em São Paulo, em Assuntos Culturais, Comerciais e de Imprensa.

Facilitando a cooperação

A diplomacia é a relação entre Estados na qual os diplomatas são os encarregados de representar os interesses nacionais na política externa,  buscando facilitar a cooperação com outros países em áreas como comércio, segurança e cultura. Os alunos do LAI explicam que, “no Brasil, ainda é muito notável a disparidade na participação de homens e mulheres na diplomacia. Atualmente, as mulheres correspondem a 23% do corpo diplomático brasileiro, e a situação é mais crítica em cargos de destaque: só há 19 mulheres na liderança de embaixadas fora do País”.

O evento é aberto ao público. De acordo com os organizadores, a perspectiva é de que cada vez mais mulheres tenham interesse em ocupar posições de prestígio em cargos públicos e privados. Eles consideram ser importante demonstrar e exemplificar a inclusão feminina nesses meios em que os homens ainda são maioria, mostrando como as mulheres podem e devem lutar pela ocupação desses cargos.

O auditório onde o evento será realizado fica no 1º andar do prédio do IRI, localizado na Travessa do Labirinto, 286, na Cidade Universitária – Butantã, São Paulo.

Mais informações: laibl@usp.br

*Estagiária sob supervisão de Tabita Said e Antonio Carlos Quinto