Exibição de curtas-metragens no Sesc é destaque no “Express Cultura” desta terça-feira

Com entrada gratuita, filmes carregam temáticas ligadas ao esporte na narrativa ou vida dos personagens

 31/01/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Curta Cine no Sesc Ribeirão Preto – Foto: Sesc/Giuliano Martins
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (31/1) tem como destaque a exibição de filmes curtas-metragens no Sesc Ribeirão, que fica na Rua Tibiriçá, 50. As obras abordam o esporte como elemento importante para a narrativa ou para a vida dos personagens. 

O primeiro filme, Ela Luta, da diretora Luiza Giuliani, conta a história de Flavinha, uma menina de 10 anos que menstrua pela primeira vez em uma aula de judô. O filme tem duração de 15 minutos. Sobre Amizades e Bicicletas é a segunda obra da exibição. No filme de Julia Vidal, Thiago não consegue andar de bicicleta por problemas físicos e se torna alvo de chacota pelo grupo de outras crianças da vizinhança. Quando conhece Cecília, uma nova amizade nasce e eles se unem para tornar possível o que todos consideram impossível. O filme tem 12 minutos. Por fim, A Valsa do Pódio, de Bruno Carneiro e Daniel Hanai, narra a trajetória de Terezinha Guilhermina, atleta velocista cega que conquistou duas medalhas de ouro para o Brasil. O filme dura 26 minutos. Os filmes serão exibidos em sequência, das 13h às 21h30, no Gabinete de Curiosidades e Habilidades do Sesc, com entrada gratuita. A classificação etária é livre.

Última semana para se inscrever nos cursos da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma). O projeto tem 12 cursos com inscrições abertas e as temáticas são instrumentos musicais, canto, teatro para iniciantes e dança. As aulas são gratuitas para pessoas de 13 a 30 anos, dependendo do curso escolhido. As inscrições vão até o dia 3 de fevereiro. Mais informações sobre as aulas podem ser acessadas neste link.

O músico Ariel Covem toca grandes clássicos do rock nacional no Terraço Pizza Bar. O espaço abre às 17h30 e fica na Rua Américo Brasiliense, 1563, 3º andar.  Na Toca do Urso, Max Greggio apresenta show com clássicos do rock. O local fica na Rodovia Anhanguera, km 308, e a apresentação começa às 18h. Julião Franco e Ricardo Belotti se apresentam no Bar do Gil, com sucessos do samba, a partir das 20h. O bar fica na Rua Franca, 430.

O grupo de mulheres Soberanas do Samba se apresenta no Bar do Chorinho, com música e roda de samba. O show começa às 19h30 e o bar fica na Rua Daniel Kujawski, 588. Para os amantes da MPB, a dica é o show da cantora Nana Siqueira, que se apresenta a partir das 19h no Vila Madá, que fica na Avenida Cásper Líbero, 148.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.Vinicius Botelho, estagiário.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.