Nova parceria oferece mais cursos on-line à comunidade USP na plataforma Coursera

Cursos abertos e massivos da USP e de outras universidades são oferecidos na plataforma Coursera; conteúdo selecionado dispõe de certificados gratuitos

23/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 26/04/2021 as 9:22

.

A USP aderiu ao programa Coursera Partner Consortium, um consórcio que permite aos parceiros compartilharem seus cursos e conteúdos para alunos de outras instituições de ensino participantes. A nova parceria substituiu o Coursera for Campus – covid response, encerrado no mês de fevereiro.

Com o novo consórcio, estudantes, docentes e servidores da Universidade continuam tendo acesso a diversos cursos disponíveis na plataforma Coursera, que reúne cursos tanto da USP como de outras instituições associadas. O conteúdo é totalmente gratuito e funciona sob o conceito de aprendizagem móvel: o aluno baixa o aplicativo e aprende onde e quando quiser.

Na nova modalidade, os cursos oferecidos terão certificação gratuita. O acesso ao conteúdo deve ser feito exclusivamente pela página da USP no Coursera. Confira clicando aqui

Quem já se cadastrou na primeira parceria entre USP e Coursera pode acessar a plataforma da mesma maneira. Para novos acessos, é necessário cadastrar-se utilizando o e-mail USP.

Após o cadastro, é possível se matricular em um dos cursos da lista disponibilizada na área restrita. Somente os cursos selecionados no catálogo dispõem de certificado gratuito.

.

Professor Fabio Kon, instrutor principal do curso de Programação Orientada a Objetos – Foto: Reprodução

Novo acesso, novo curso

O Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, lançou um novo curso, Laboratório de Programação Orientada a Objetos, com aulas do professor Fabio Kon. É o terceiro curso que o docente oferece na plataforma Coursera.

Kon também criou o curso Introdução à Ciência da Computação com Python, que é o mais popular da USP na plataforma e está chegando aos 150 mil inscritos.

O novo curso visa a apresentar aos inscritos os conceitos mais importantes em torno do paradigma de desenvolvimento mais comum da indústria de software, atualmente, e é voltado a alunos que já dominam os conceitos básicos de programação.