Doutor Bartô e os Doutores da Saúde faz aniversário

O projeto completa 19 anos na prevenção de álcool e demais drogas

O projeto Doutor Bartô, que é coordenado pelo médico pediatra João Paulo Lotufo, está completando quase duas décadas, sempre procurando ajudar pais e pacientes nos cuidados e na prevenção de álcool e drogas. O início do trabalho foi no ano 2000, no Hospital Universitário da USP, em São Paulo,  com um estudo piloto entre os pacientes, que mostrou que o uso do álcool no consumo familiar é bastante elevado, seguido do tabaco, maconha e depois o crack.

Os dados do levantamento foram extremamente preocupantes, pois mostrava que o início das drogas começava dentro de casa. Passados nove anos desse projeto, o Estado de São Paulo resolveu aderir à proibição do fumo em locais fechados; no País, a lei chegou apenas em 2014.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Dr. Bartô e o os Doutores da Saúde.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o médico assistente do Hospital Universitário da USP João Paulo Lotufo, vai ao ar toda terça-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.