Campanha de prevenção ao AVC mobiliza mais de 90 cidades no Brasil

Atividades socioeducativas e medidas de prevenção de fatores de risco fazem parte da programação

 29/10/2019 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

O dia 29 de outubro reúne, nos últimos dez anos, profissionais de diversas áreas da saúde para a promoção de campanhas com atividades socioeducativas acerca do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nesta edição, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre fatores de risco e o que está previsto para este ano.

O AVC é a segunda maior causa de mortes no mundo; assim, a campanha da Organização Mundial de AVC tem como tema: Uma em cada quatro pessoas vai ter um AVC durante a vida, não deixe que seja você. A proposta é a prevenção de casos, com o controle dos principais fatores de risco, que são: controle da pressão arterial, tabagismo e sedentarismo.

O professor Pontes Neto conta que mais de 90 cidades no País estão desenvolvendo atividades junto aos profissionais de saúde. Na cidade de Ribeirão Preto, as atividades vão acontecer de 29 de outubro a 3 de novembro e estão previstas ações como aferimento de pressão, distribuição de panfletos, indicando quais os fatores de risco, e como agir diante de um AVC. 

Ouça no link acima a íntegra da coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.