O amor pelas primeiras edições vai muito além de fetiche de colecionador

A propósito desse tema, Marisa Midori fala sobre um livro de fotografias com as primeiras edições de Machado de Assis

 14/04/2023 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

Hoje, o tema da colunista Marisa Midori é o das primeiras edições de um livro. “Sobre esse assunto, vamos ver o que nos ensina uma autoridade: eu me refiro ao bibliófilo Rubens Borba de Moraes. Segundo ele, ‘toda a gente sabe que a primeira edição de um livro é mais valiosa que as outras. É quase sempre a regra para as obras literárias’. Porém – e aqui há um porém importante, que ele levanta – ‘a grande maioria das vezes é simplesmente uma questão sentimental’, pois é preciso considerar que uma primeira edição pode vir ‘mal impressa, em papel barato’, além de ser ‘um livro francamente feio’. Pelo sim, pelo não, as edições princeps ainda são cobiçadas pelos colecionadores.”

A BBM lançou, no ano passado, um livro de fotografias sobre as primeiras edições de Machado de Assis e, antes disso, houve uma exposição dos livros. Segundo Marisa Midori, trata-se de “um belíssimo livro-exposição, que permite aos leitores adentrar na intimidade dos livros, seja em razão da alta qualidade com que eles foram registrados pelas lentes do já experiente fotógrafo Wagner Souza e Silva, seja pelo trabalho criterioso de descrição e análise realizado por Hélio de Seixas Guimarães, Ieda Lebenszteyn e Luciana Antonini Schoeps. E, como estamos a tratar de um livro sobre livros, convém observar que todo o projeto vem enfeixado, como se dizia outrora, em um volume ricamente ilustrado, composto em bom papel e bons tipos”.

“Há muitos achados neste livro sobre livros. Não escaparam aos pesquisadores detalhes pitorescos, como envelopes deixados dentro dos volumes, catálogos de livros dos editores, além de outros indícios não menos importantes, como os ex-líbris, as dedicatórias, anotações. Enfim, embora estes aspectos extrapolem o universo das primeiras edições, está tudo ali!” Marisa conclui dizendo tratar-se de “uma pesquisa que nos permite adentrar no mundo machadiano pela via dos livros… ainda mais as primeiras edições. Esse projeto merece nossa maior admiração!”


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.