Turbulência política e ideológica varre a América do Sul

Para Laura Chinchilla, ex-presidente da Costa Rica e da Cátedra José Bonifácio, crise não é ‘da’ democracia, mas ‘na’ democracia

 26/03/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 27/03/2019 as 13:57

Logo da Rádio USP

Nesta semana, Pedro Dallari fala a respeito do Prosul (Projetos, Supervisão e Planejamento LTDA.) e da Cátedra José Bonifácio. O presidente Jair Bolsonaro esteve no último fim de semana no Chile, onde assinou, com representantes de outros países, um documento para a criação do Prosul, um fórum de discussão e implementação de ações de desenvolvimento de integração regional. Isso seria destinado a substituir a Unasul, União das Nações Sul Americanas, criada há alguns anos também por países da América do Sul. O que foi alegado para a criação do novo bloco foi  que a Unasul defende ideias muito à esquerda, liderado à época pelo ex-presidente Lula, com apoio da Venezuela bolivariana, da Bolívia de Evo Morales; e o Prosul seria uma organização de viés mais liberal.

“É mais uma etapa deste contexto de forte turbulência política e ideológica que varre toda a América do Sul, tanto no sentido internacional, como na Venezuela, como no âmbito interno dos países. Perguntei a Laura Chinchilla, ex-presidente da Costa Rica, que em 2018 ficou aqui na USP como titular da Cátedra José Bonifácio: a atual crise na América Latina é ‘da’ democracia ou ‘na’ democracia? Segundo ela, como a meu ver”, a crise não é da democracia, já bastante consolidada na região – menos na Venezuela e Nicarágua -,  mas na democracia:  há uma situação de crise política que está gerando muitas dificuldades”.

Ouça a íntegra da coluna Globalização e Cidadania no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.