Tom Wolfe pode ser considerado símbolo do novo jornalismo

Carlos Lins da Silva faz uma breve análise da importância do autor de “Fogueira das Vaidades” para a história do jornalismo

 21/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 07/11/2018 as 7:56

Logo da Rádio USP

Um dos expoentes do chamado novo jornalismo, Tom Wolfe faleceu na semana passada, aos 87 anos. Em sua coluna semanal para a Rádio USP, o professor Carlos Eduardo Lins da Silva lamenta a morte daquele que considera uma figura muito importante na história do jornalismo – e não só por causa da qualidade dos textos que produziu. Wolfe, segundo o colunista, tinha uma carga simbólica muito grande, seja por sua maneira de vestir, seja por suas ideias, o que o levava a estar sempre presente nos veículos de comunicação. Ele simbolizou, como poucos, o novo jornalismo, movimento que se valia de técnicas literárias para dar o seu recado.

Lins da Silva avalia que o novo jornalismo tem cada vez menos espaço no jornalismo contemporâneo. “Do ponto de vista dos veículos tradicionais, o novo jornalismo dificilmente ressuscitará ou retomará o vigor”. Sua continuidade só pode se dar por meio das novas mídias, entende ele.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.