Espaço de Leitura promove seu 5º fórum no parque da Água Branca

A novidade é que este ano haverá uma programação paralela voltada ao público em geral

17/05/2018 - Publicado há 6 anos

O 5º Fórum do Espaço de Leitura, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, acontece de hoje (17) a sábado (19), no parque da Água Branca, zona oeste da cidade. O encontro é específico para professores e educadores, mas a novidade é que este ano haverá uma programação paralela voltada ao público em geral, que poderá participar de sessões de contações de histórias e de apresentações teatrais improvisadas dentro de um ônibus. A professora Lucia França, primeira dama do Estado de São Paulo, revela ainda que, a partir de junho, o Espaço de Leitura passará por uma grande revitalização. Este ano, o tema do 5º Fórum do Espaço de Leitura é “Educação Viva: ações sociopolíticas entre escola, educação não formal e comunidade”.

Pediatra do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP, Filomena Gomes diz que a leitura é importante por fortalecer o vínculo da criança com seus entes queridos e com as demais pessoas que estão ao seu redor. “Esse vínculo é importante também porque estimula o conhecimento, o afeto, e isso é importante na constituição da própria criança”. Como se não bastasse, o contato com a leitura melhora a linguagem e o significado desta, desenvolvendo atenção, concentração, vocabulário, memória e raciocínio. Estimula ainda a imaginação, a criatividade e a curiosidade da criança, além de favorecer o estabelecimento de empatia.

O Espaço de Leitura do Fundo Social de Solidariedade, no Parque da Água Branca, está aberto de terça a domingo. Os interessados em participar do fórum podem se inscrever pelo email www.espacodeleitura.com ou pelo telefone 2588-5811.