Campo de visão é alerta para problemas oculares e do sistema nervoso

Nesta semana, o professor Eduardo Rocha conta como o campo de visão auxilia os animais

 04/04/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre a importância do campo de visão na defesa e como pode variar entre os diferentes animais. Por exemplo, gaviões têm os olhos próximos e a percepção é melhor na profundidade por serem caçadores, mas os sapos, que se alimentam de pequenos insetos, têm o campo de visão maior.

Rocha também conta que é possível identificar problemas de saúde ocular e até do sistema nervoso central ao analisar o campo de visão. Além disso, afirma que os seres humanos têm, aproximadamente, 120º no campo, mas o valor não é grande quando comparado ao de outros animais. Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.

Por: Giovanna Grepi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.