Novembro Azul chama a atenção dos homens para o câncer de próstata

Doença vai atingir 68 mil brasileiros este ano e tabu sobre exame de toque deve ser combatido, diz especialista

 22/11/2018 - Publicado há 5 anos
Por

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda este ano. O que mais preocupa é que a incidência da doença, ou seja, a quantidade de diagnósticos para cada 100 mil habitantes, subiu 127,9% entre os anos de 1990 e 2013.

As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, e também pesa muito o fator hereditário, com casos da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Unidade da Secretaria Estadual de Saúde, aproveita o mês de prevenção ao câncer de próstata, conhecido como Novembro Azul, para esclarecer o público masculino sobre a doença – Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil via Wikimedia Commons / CC BY 3.0 br

O professor Rodolfo Borges dos Reis, da Divisão de Urologia do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, alerta para a importância de os homens cuidarem da saúde. Ele diz que a ideia do Novembro Azul é tornar os homens mais conscientes sobre a importância de se prevenir.

Além disso, o professor Reis explica porque ainda existem tabus que rondam o comportamento masculino sobre o exame de toque, como os homens podem tomar medidas protetivas para evitar a doença e como o Ministério da Saúde se posiciona em relação ao aumento da incidência do câncer de próstata.

Ouça a entrevista no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.