USP na zona leste promove a 11ª Festa do Livro, gratuita e aberta ao público

De 9 a 11 de maio, evento na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP reúne editoras com descontos de no mínimo 50%, além de programação cultural

03/05/2023 - Publicado há 12 meses
Imagem da 7ª Festa do Livro realizada na EACH – Foto: Divulgação/EACH-USP

.
Em sua 11ª edição, a Festa do Livro da USP Leste, que acontece de 9 a 11 de maio, das 9 às 21 horas, reúne cerca de 50 editoras, entre elas a Editora da USP (Edusp), Aleph, Com-Arte, Edioro, Nova Fronteira, Leya Brasil, Publicações BBM, Planeta, Ateliê Editorial, Edições Sesc, Conrad, Editora 34, Pipoca & Nanquim, com descontos de no mínimo 50%. A organização é da própria Edusp, em parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e apoio do Cursinho Popular da EACH. Evento gratuito e aberto ao público, ainda inclui programação cultural.

São várias mesas de debates, sempre a partir das 13 horas. No dia 9 de maio, De leitor a autor: contando minhas próprias histórias, traz o jornalista, escritor, tradutor e ilustrador Vitor Martins falando sobre sua carreira que começou na internet, com seu canal de YouTube onde comentava sobre livros, e que se tornou sua paixão resultando na publicação de três livros. Na sequência, a cineasta e contadora de histórias Mayra Sigwalt faz um mergulho na diversidade dos povos indígenas e suas narrativas.

Na quarta, dia 10 de maio, serão realizadas mais duas mesas. Literatura decolonial: outras formas de contar o mundo, com a dupla de irmãs Afrofuturas, formada por Petala Souza & Isa Souza, e com o roteirista e videomaker Thiago Guimarães (do canal Ora Thiago), refletindo sobre sistemas de poder, gênero e raça através de leituras que dão voz àqueles que foram historicamente silenciados. Deuses ou demônios? A representação das religiões de matriz africana na cultura popular, com o professor e pesquisador Vagner Gonçalves (Departamento de Antropologia da USP), autor de Exu: Um deus afro-atlântico no Brasil, discute as representações das religiões de matriz africana na cultura popular e a possibilidade de se construir novas narrativas.

No último dia do evento, 11 de maio, está programada Literatura como resistência, com a artista e youtuber Rita von Hunty, que em suas redes trata de temas políticos e sociais com humor; e mediação será da professora Ester Rizzi, que dedica suas pesquisas a temas como educação, comunicação e liberdade de expressão. A mesa trará para a discussão a importância da arte, especialmente da literatura, como ferramenta de resistência.

Confira o mapa de editoras no evento:

11ª Festa do Livro da USP Leste
de 9 a 11 de maio de 2023, das 9h às 21h
Av. Arlindo Béttio, 1.000, no bairro de Ermelino Matarazzo
Gratuito. Mais informações neste link.

Como chegar:
De trem: Estação USP Leste (pegar o trem na Estação Brás ou Tatuapé – sentido Calmon Viana – linha 12 da CPTM – cerca de 25 minutos de viagem, partindo do Brás ou 15 minutos, partindo do Tatuapé).

De carro: Km 17 da Rodovia Ayrton Senna, no sentido do Aeroporto de Cumbica/Guarulhos.