Editora da USP lança “Termos de Troca” nesta quinta-feira

Obra do historiador Ian Merkel revela a influência do Brasil nas ciências sociais francesas no século 20

 Publicado: 01/04/2024
Capa do livro <em>Termos de Troca</em>, de Ian Merkel, que será lançado nesta quinta-feira, dia 4, às 18h30, na Livraria da Travessa, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo - Foto: Reprodução
Capa do livro Termos de Troca, de Ian Merkel, que será lançado nesta quinta-feira, dia 4, às 18h30, na Livraria da Travessa, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo – Foto: Reprodução

 

O livro Termos de Troca, do historiador estadunidense Ian Merkel – que revela a influência do Brasil nas ciências sociais francesas no século 20 -, será lançado pela Editora da USP (Edusp) nesta quinta-feira, dia 4, a partir das 18h30, na Livraria da Travessa, em Pinheiros, zona oeste da capital paulista. Com a presença de Merkel, o evento terá como debatedoras as professoras Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP e docente do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Fernanda Arêas Peixoto, do Departamento de Antropologia da FFLCH, e Glória Cordeiro do Amaral, do Departamento de Letras Modernas da FFLCH. A mediação será do professor Sergio Miceli, diretor-presidente da Edusp e docente do Departamento de Sociologia da FFLCH. O livro tem 384 páginas e custa R$ 98,00.

+ Mais

Livro mostra a influência do Brasil nas ciências sociais francesas

De acordo com Termos de Troca, os anos 30 intelectuais com o antropólogo Claude Lévi-Strauss, o historiador Fernand Braudel, o sociólogo Roger Bastide e o geógrafo Pierre Monbeig – que, depois de viverem no Brasil, se tornaram referências mundiais em sua área de atuação – foram marcados pelo contato com professores das então nascentes universidades do País, principalmente da USP, e com o espaço e o povo brasileiro. Esse contato está na base de obras clássicas da antropologia, da sociologia, da história e da geografia, como destacou o Jornal da USP em resenha sobre a obra de Merkel (leia neste link).

“Todos esses intelectuais se cruzaram na USP, foram profundamente influenciados por sua experiência no Brasil e possuem arquivos que demonstram uma rica correspondência não apenas com os brasileiros, mas também entre si”, escreve Merkel em Termos de Troca. “A colaboração que ocorreu se prolongaria por toda a carreira desses intelectuais e influenciaria sua compreensão do colonialismo, do sincretismo religioso, da economia global e dos fundamentos das estruturas sociais.”

O livro Termos de Troca – Intelectuais Brasileiros e as Ciências Sociais Francesas, de Ian Merkel, será lançado pela Editora da USP (Edusp) nesta quinta-feira, dia 4, a partir das 18h30, na Livraria da Travessa (Rua dos Pinheiros, 513, Pinheiros, em São Paulo). Entrada grátis.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.