Câmara de Vereadores de São Carlos aprova moção em apoio às universidades estaduais paulistas

Na ocasião, também foram lembrados os esforços que culminaram com a criação dos campi da USP em São Carlos e em Ribeirão Preto

06/10/2020 - Publicado há 4 anos

Após leitura da carta aberta ao governador do Estado de São Paulo, de autoria do professor Tito J. Bonagamba, do Instituto de Física de São Carlos, publicada no Jornal da USP em 24 de setembro de 2020, a Câmara de Vereadores de São Carlos aprovou moção de apelo referente ao Projeto de Lei 529/2020, em apoio às universidades estaduais paulistas e à Fapesp.

Durante a leitura da carta pelo proponente da moção, vereador Robertinho Mori, foi observada a importância da manifestação pela comunidade política local, em função dos esforços históricos realizados pelo deputado estadual de São Carlos Miguel Petrilli, tanto na proposição do Projeto de Lei 10/1947, que dispunha sobre a criação de estabelecimentos de ensino superior em cidades do interior do Estado, quanto na promulgação da Lei 161/1948, em 24 de setembro de 1948, que culminou com a criação dos campi da USP em São Carlos (Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP) e Ribeirão Preto (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP/USP).

Foram também mencionadas na sessão as manifestações dos professores Vanderlei S. Bagnato e Osvaldo Novais de Oliveira Jr.