Eventos da semana com especialistas da USP estarão disponíveis pela internet

De 21 a 25 de setembro, webinars, lives, seminários e outros encontros estarão disponíveis on-line gratuitamente

 20/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 21/09/2020 as 12:29
Foto: Freepik

.

Confira a programação de webinars, lives, seminários e outros encontros que serão realizados nesta semana de 21 a 25 de setembro. As atividades são organizadas por pesquisadores da USP e podem ser acompanhadas gratuitamente pela internet.

21 de setembro – segunda-feira

Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano, de Grada Kilomba

Às 14h30, Bianca Gonçalves, mestranda no programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, vai apresentar a obra de Grada Kilomba e o conceito de “racismo genderizado” nas experiências da autora sobre o processo colonizador português e o racismo cotidiano na Alemanha, a partir de depoimentos de mulheres afroalemãs. O evento estará disponível no canal da FFLCH no YouTube, neste link.

SciVal para pesquisadores e pós-graduandos

A partir das 15 horas, o evento on-line promovido pela
Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) em parceria com Elsevier SciVal vai tratar das ferramentas de análise de indicadores de produção científica desenvolvida pela Elsevier, que tem como fonte de dados o Scopus e o Science Direct. O Webinar tem como objetivo apresentar a ferramenta aos alunos de pós-graduação, para a realização de análises de temas e tendências de pesquisa. O link de transmissão será enviado aos inscritos neste link.


22 de setembro – terça-feira

Conheça a PressReader – Jornais e Revistas On-line

A Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) em parceria com a empresa PressReader, oferece às 10 horas neste link um webinar para explicar a ferramenta que dá acesso a mais de 7.400 publicações entre jornais e revistas em formato digital de 60 países e que está disponível para a comunidade USP. Para participar, é preciso se inscrever neste link e na véspera do evento o link será enviado aos inscritos.

Políticas e permissões da Elsevier e Repositórios Institucionais

Promovido também pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) em parceria com a Elsevier, às 14 horas um webinar vai tratar de políticas e permissões de depósito das publicações científicas (artigos, trabalhos, livros, etc.) em Repositórios Institucionais, Temáticos ou páginas dos autores. O objetivo é esclarecer as políticas e permissões da Elsevier para depósito de documentos em repositório institucional, além de apresentar as diferenças entre preprints de artigos, accepted manuscripts (AM), pre-proofs, final prof e published articles (PDF Final). Faça a inscrição neste link para receber o endereço da transmissão ao vivo.

Conhecimentos de Pu(n)ta: cuidado e prazer na pandemia; lições da Rede Brasileira de Prostitutas

A partir das 14 horas, lideranças vinculadas à Rede Brasileira de Prostitutas vão debater conhecimentos e formas de cuidado e de prazer através da pandemia de covid-19. O evento é promovido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e será transmitido pelo Canal da FSP no YouTube, neste link.

O ciclo curatorial no Museu de Arte Contemporânea (MAC) USP

Às 14h30, o MAC USP inicia uma série de webinárias, sempre às terças-feiras, para discutir a questão curatorial, tendo como base o Projeto Temático Coletar, Identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a Produção do Conhecimento. Serão apresentadas ações das diferentes equipes, desde a definição do conceito curatorial, conservação, documentação, educação até a produção e o suporte da biblioteca. Haverá duas mesas de debates com pesquisadores que se utilizam de práticas curatoriais na extroversão de seus objetos de estudo, contribuindo para a reflexão sobre o ciclo curatorial e sua interação com as equipes técnicas. O evento terá transmissão pelo canal do YouTube do MAC, neste link.


23 de setembro – quarta-feira

Dispneia em tempos de COVID-19: diagnóstico diferencial das doenças reumáticas

A partir das 8 horas, o Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) vai abordar o tema da dispneia com a participação de Ana Paula Luppino Assad, médica assistente do Serviço de Reumatologia do HC/FMUSP, além de Bruno Guedes Baldi, médico do Grupo de Doenças Intersticiais do INCOR, e André Silva Franco, médico Residente do Programa de Reumatologia da FMUSP. Para acompanhar a transmissão, é preciso acessar o link bluejeans.com/306184923. No primeiro acesso, a plataforma bluejeans instala um plugin para acesso e cria na área de trabalho um atalho.

Covid-19 – O que os acadêmicos de odontologia precisam saber?

Em comemoração à Semana de Biossegurança em Odontologia da América Latina, às 14 horas, professores da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP vão debater sobre conceitos, conscientização e prevenção de riscos que acometem a saúde dos profissionais da área. A inscrição no evento e o certificado de participação será feita neste link. e a transmissão será aqui pelo YouTube.

Fundeb: Um Olhar Específico sobre o Financiamento das Políticas Públicas

A partir das 17 horas, evento on-line organizado pela FEA Pública, vai tratar da tributação e políticas públicas e a atuação do Estado e suas possíveis estratégias. Também será discutido a aprovação do novo FUNDEB e como ela e o financiamento da educação afetam o ensino público no Brasil. Participam Ursula Dias Peres, pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), Tassia Cruz, é professora da Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas em Brasília, e Heleno Taveira Torres, professor da Faculdade de Direito (FD) da USP. O evento será transmitido via Zoom e o link será enviado para quem fizer inscrição pelo formulário on-line. A FEA Pública é uma entidade gerida por estudantes da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP que promove atividades relacionadas ao primeiro setor como eventos, pesquisas e consultorias.

A Nova Era de Ouro dos Buracos Negros

Às 18 horas, palestra que faz parte da série Convite à Física, vai falar da era de ouro da pesquisa em buracos negros iniciada em 2015, impulsionada por avanços empíricos. A apresentação é de Rodrigo Nemmen, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. O evento é promovido pelo Instituto de Física (IF) da USP e será transmitido neste link.


24 de setembro – quinta-feira

Estudando Informação Quântica com Luz e Átomos

Às 16 horas, o Instituto de Física (IF) da USP promove palestra com o professor Marcelo Martinellque vai falar das vantagens e os desafios da ótica quântica e da física atômica no processamento quântico de informação, e como os grupos experimentais no país se inserem dentro do contexto internacional. A transmissão pode ser acompanhada pelo canal do YooTube do IF, neste link.

Questões da literatura em língua inglesa: houve um romantismo inglês?

Às 19 horas, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP vai abordar em evento on-line o romantismo da literatura em língua inglesa no período entre a Revolução Francesa (1789) e a Reforma Parlamentar (1832). Objetivo é confirmar se a literatura romântica inglesa é uma invenção já que nenhum autor do chamado “romantismo inglês” jamais se definiu como romântico e que romantismo é um conceito alemão. Acompanhe pelo canal da FFLCH no Youtube, neste link.


25 de setembro – sexta-feira

Política, pandemia e tecnologia: (des)encontros possíveis?

Às 15 horas, o Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promove um encontro com as pesquisadoras Roxane Rojo, do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mônica Mayrink, do Departamento de Letras Modernas da FFLCH. Acompanhe o evento neste link.

Scopus: Critérios para Indexação de Revistas

Às 15 horas, a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) em parceria com a Elsevier vai abordar em evento on-line a Base de Dados Scopus como medida de qualidade das revistas científicas. Vai abordar critérios tais como: revisão por pares, diversidade na distribuição geográfica dos editores e autores, qualidade de conteúdo, contribuição acadêmica para o campo de conhecimento, qualidade e conformidade com objetivos e escopo declarados, citações dos artigos, regularidade de publicação, disponibilidade online, entre outras características. Para participar, é necessário fazer a inscrição neste link. Na véspera do evento, será enviado o link para a transmissão.

Alimentação Escolar e Agricultura Familiar: Perspectivas e Desafios

O Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP transmite o evento on-line que vai tratar do vínculo da agricultura familiar com o Programa Nacional de Alimentação Escolar. O debate conta com Paulo Niederle, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Sandro Pereira Silva, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); e Manuel Ruas Pereira Coelho Bonduki, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper); com Daniel Pereira da Silva, como debatedor e Daniela Bicalho, como mediadora, ambos da FSP. Acompanhe o evento no canal da FSP no YouTube, a partir das 16 horas, neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.