Ciência USP

Capa do episódio especial do Ciência USP: Retrospectiva 2019

Especial Ciência USP: Retrospectiva 2019

Com 2019 acabando, aproveitamos essa época de festas e confraternizações para lembrar de alguns momentos importantes do primeiro ano do podcast Ciência USP

Capa do episódio Ciência USP #23: A culpa não é da capivara

Ciência USP #23: A culpa não é da capivara

Não é incomum que uma decisão ou solução de um problema acabe gerando um novo problema que ninguém havia imaginado. No estado de São Paulo, um desses casos envolve capivaras, carrapatos e a bactéria da febre maculosa. E mais: mapa mostra os surtos de doenças que poderiam ser evitados com a ajuda das vacinas.

Ciência USP #21: O que é CRISPR?

Ciência USP #21: O que é CRISPR e por que se fala tanto sobre ele?

O cientista russo Denis Rebrikov causou um belo rebuliço na comunidade científica depois que revelou seu controverso plano para usar CRISPR em embriões humanos. Neste episódio, explicamos como funciona essa ferramenta de edição genética. E mais: os medalhistas do iGEM 2019, e uma informação de utilidade pública.

Ciência USP #20: Maconha medicinal

Ciência USP #20: O que dizem mães e cientistas sobre a maconha medicinal?

Enquanto a Anvisa não decide como regulamentar a maconha medicinal no Brasil, Ciência USP conversou com cientistas e mães que recorreram ao potencial terapêutico da Cannabis para cuidar dos filhos. E mais: impressão 3D para transplantes e o primeiro paciente tratado com células CAR T na América Latina.

Ciência USP #19: Sobreviventes do câncer de mama remam por reabilitação e vida plena

Remar faz bem à saúde física e eleva a autoestima das sobreviventes de câncer de mama. Conheça a história das mulheres que participam do Remama. Projeto desmistifica protocolo que determinava que pacientes não poderiam fazer grandes esforços físicos, nem carregar peso do lado em que sofreram a mastectomia. Ainda neste episódio: o “placebo honesto” também funciona.

Capa do episódio especial do Ciência USP: Retrospectiva 2019

Especial Ciência USP: Retrospectiva 2019

Capa do episódio Ciência USP #23: A culpa não é da capivara

Ciência USP #23: A culpa não é da capivara

Ciência USP #21: O que é CRISPR?

Ciência USP #21: O que é CRISPR e por que se fala tanto sobre ele?

Ciência USP #20: Maconha medicinal

Ciência USP #20: O que dizem mães e cientistas sobre a maconha medicinal?

ACONTECE NA USP