Ciência USP

Ciência USP #21: O que é CRISPR?

Ciência USP #21: O que é CRISPR e por que se fala tanto sobre ele?

O cientista russo Denis Rebrikov causou um belo rebuliço na comunidade científica depois que revelou seu controverso plano para usar CRISPR em embriões humanos. Neste episódio, explicamos como funciona essa ferramenta de edição genética. E mais: os medalhistas do iGEM 2019, e uma informação de utilidade pública.

Ciência USP #20: Maconha medicinal

Ciência USP #20: O que dizem mães e cientistas sobre a maconha medicinal?

Enquanto a Anvisa não decide como regulamentar a maconha medicinal no Brasil, Ciência USP conversou com cientistas e mães que recorreram ao potencial terapêutico da Cannabis para cuidar dos filhos. E mais: impressão 3D para transplantes e o primeiro paciente tratado com células CAR T na América Latina.

Ciência USP #19: Sobreviventes do câncer de mama remam por reabilitação e vida plena

Remar faz bem à saúde física e eleva a autoestima das sobreviventes de câncer de mama. Conheça a história das mulheres que participam do Remama. Projeto desmistifica protocolo que determinava que pacientes não poderiam fazer grandes esforços físicos, nem carregar peso do lado em que sofreram a mastectomia. Ainda neste episódio: o “placebo honesto” também funciona.

Ciência USP #18: Prevendo crises financeiras

Onze anos atrás, uma grave crise financeira se espalhou dos Estados Unidos para o mundo. Desde então, os economistas procuram meios de prever quando algo semelhante pode acontecer novamente. E mais: um relato da Semana do Clima em Nova York e um estudo que encontrou um novo candidato ao tratamento da doença de Chagas.

Ciência USP #17: Por que o antissemitismo ainda persiste na sociedade?

Ninguém nasce racista ou antissemita. Mas discursos de ódio e mitos que existem há séculos, e que persistem nas sociedades atuais, prejudicam minorias. Neste episódio, conversamos com uma historiadora, uma socióloga e um psicanalista para tentar entender porque o antissemitismo tem aumentado nos últimos anos. No destaque dessa edição, nossa convidada é a bióloga Tabata Bohlen, do Dragões de Garagem

Ciência USP #16: Sua cidade 2°C mais quente

Clima, Amazônia e as cidades do futuro. Um estudo estimou como serão os climas de 520 grandes cidades se a temperatura média do planeta subir 2°C até 2050 e traz projeções preocupantes.