Estudo analisa os registros históricos da arquitetura de Brasília

A cidade que é uma das maiores experiências modernas de todo o século 20, foi tema de um estudo de mestrado realizado no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos. Em entrevista aos Novos Cientistas o arquiteto Luiz Gustavo Sobral Fernandes falou sobre seu estudo

Ciência USP #13: O carboidrato é um vilão ou um injustiçado?

O carboidrato tem fama de vilão. Porém, em uma dieta considerada equilibrada, ele equivale a mais de 50% da alimentação diária. Conversamos sobre o assunto com integrantes do projeto Alimentos Sem Mitos e do canal Nunca Vi 1 Cientista. E mais: um estudo alerta para a alta concentração de antibióticos em rios de diferentes regiões do planeta.

Ciência USP #12: Um quebra-cabeça genômico

Os melhoristas de plantas usam as informações sobre o genoma das espécies para desenvolver cultivares de forma mais dirigida, selecionando características que os tornem mais produtivos ou mais resistentes ao clima, por exemplo. Hoje, cientistas e engenheiros agrônomos já conhecem o genoma do arroz, do milho, do trigo e de muitas outras espécies. Mas o genoma da cana-de-açúcar continua sendo um desafio. E mais: uma pesquisa em filologia resgatou a história de duas supostas bruxas do século 18.

Ciência USP #11: Novo parente na família humana

Conversamos com Mercedes Okumura, do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos do Instituto de Biociências da USP, para entender qual é a importância da descoberta do Homo luzonensis, cujos fósseis foram encontrados nas Filipinas. Também neste episódio: uma pesquisa da USP está analisando como o colostro impacta o desenvolvimento de bebês prematuros

Ciência USP #10: A volta do sarampo

Ciência USP #10: A volta do sarampo

Na semana passada, a OMS divulgou que as ocorrências de sarampo no mundo cresceram 300% em 2019, na comparação com o mesmo período de 2018. Que causas estão por trás da volta da doença a regiões onde o problema parecia superado? E mais: num caso que parece tirado de um livro de ficção, pesquisadores dos EUA conseguiram fazer algumas células do cérebro de porcos mortos voltarem a ter atividade metabólica.

Ciência USP #08: Como entender o que aconteceu em Suzano?

No dia 13 de março, dois jovens entraram armados na escola estadual Raul Brasil, em Suzano, região metropolitana de São Paulo. O massacre resultou em 10 mortes. Conforme a investigação da polícia avança, sabemos cada vez mais sobre as atividades dos atiradores nas redes sociais e como eles planejaram o ataque. No entanto, os fatores que os levaram a cometer esse ato de extrema violência continuam a formar um enigma de difícil solução. Para este episódio do Ciência USP, conversamos com especialistas de três diferentes disciplinas – psiquiatria, psicologia e sociologia. É nossa tentativa de compreender como um massacre como o de Suzano pôde acontecer. Também ouvimos uma psicóloga que está atendendo famílias e sobreviventes.

Ciência USP #07: Temos as armas contra o câncer cervical, mas elas não chegam para todas

Ciência USP #07: câncer de colo de útero

O câncer cervical, também conhecido como câncer de colo de útero, tem cura. Mais do que isso: tem prevenção. O problema é que as ferramentas de prevenção não chegam para todas as mulheres. Um estudo recente estimou que, se esse quadro não mudar, 44 milhões de mulheres serão diagnosticadas com esse tipo de câncer nos próximos 50 anos. E também neste episódio: como a tuberculose foi fundamental para o crescimento de uma cidade paulista.

Ciência USP #06: O clima depois que Colombo chegou à América

Alguns cientistas defendem a hipótese de que a conquista das Américas pelos europeus causou um impacto tão grande entre os povos indígenas, que foi capaz de afetar o clima do planeta. E também: conheça o vírus dedo-duro que ajudou a identificar células guarda-costas do cérebro.

Ciência USP #04: Quem decide como serão as políticas de uma cidade?

Fizemos uma visita às ciências sociais para conversar com Eduardo Marques, do Centro de Estudos da Metrópole. Ele é organizador de um livro recente, chamado “As políticas do urbano em São Paulo”. E ainda: conheça o unicórnio pré-histórico que viveu 39 mil anos atrás.

Ciência USP #03: podcast conta a história evolutiva de parasita da malária

Até recentemente, os cientistas acreditavam que o “Plasmodium vivax” – um parasita causador da malária – teria surgido no Sudeste Asiático. Mas um estudo contou uma história bem diferente. Também neste episódio respondemos a uma pergunta que muita gente já se fez: o que é que a gripe tem a ver com a pneumonia?