Site pode mudar visão do público sobre competições de atletismo

Dica do professor Santiago deve agradar tanto aos cientistas do esporte quanto ao grande público no acompanhamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio

 09/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 12/07/2021 as 9:47

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Esporte desta semana o professor Paulo Roberto Santiago indica o site da World Athletics, a antiga Associação Internacional de Federações de Atletismo – IAAF (sigla em inglês para International Association of Athletics Federations), para aqueles que querem acompanhar melhor as competições de atletismo. Como os Jogos Olímpicos de Tóquio começam dia 23 de julho, a dica pode ser interessante tanto para pesquisadores da área de ciência do esporte quanto para amadores amantes dos jogos, já que o site traz notícias, prévias, pesquisas e relatórios sobre competições e eventos de atletismo.

O professor Santiago destaca os relatórios de competições focados na área de biomecânica. “O site apresenta diversos relatórios que analisam os gestos de atletas em competições de corrida, salto e lançamentos. Então, para quem gosta de biomecânica e tecnologia, é um prato cheio.”

A riqueza de informações dos relatórios e pesquisas apresentados no site, adianta Santiago, pode mudar e ampliar a visão do leitor em relação às competições de atletismo, principalmente com a Olimpíada de Tóquio se aproximando. “Convido a todos a olharem os relatórios de salto em distância e salto triplo no mundial de 2009 em Berlim”, complementa o professor.

Para os que se empolgam com a tecnologia, o professor acredita que, mesmo ofuscada pela pandemia, a Olimpíada de Tóquio também deve trazer muitas surpresas, como acompanhar em tempo real a execução dos movimentos atléticos nas competições.

Os ouvintes podem participar da coluna Ciência e Esporte, sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.