As vantagens e desvantagens do livro eletrônico

Luli Radfahrer faz do livro digital o tema de sua primeira coluna do ano, argumentando que precisa ser repensado como um produto novo

 04/02/2022 - Publicado há 2 anos

Ao contrário do que possa parecer, o livro eletrônico não é uma moda, uma vez que muitas pessoas migraram para a alternativa dos eBooks, conforme revela Luli Radfahrer em sua primeira coluna do ano. “Ele não substituiu o livro”, argumenta, “é mais ou menos como se ele fosse uma outra categoria, como o áudio livro, que não é exatamente um livro narrado, ele é uma outra categoria.”

Radfahrer enumera algumas qualidades do livro eletrônico, a começar pela facilidade de manuseio. “Você pode carregar vários num aparelho, você pode selecionar, compartilhar, encontrar informação lá dentro, mas ele ainda, na melhor das hipóteses, é igual ao livro em papel.” Ele ainda não atingiu uma característica que faça dele um produto completamente novo. Trata-se, pura e simplesmente, de um livro, só que em formato digital e numa versão pobre do seu parente em papel.

O colunista defende a ideia de que o livro digital não deve ser um aparelho multimídia, “se não, você vai usar esse aparelho para outras coisas”. Ele acredita que o livro digital deva contemplar mudanças no formato e não apenas tecnológicas. “Ele pode ser até colorido, ele pode ser até animado, mas não é a falta de cor e não é a falta de animação que fazem o livro digital ser diferente do livro de papel. O livro digital precisa ser repensado como um produto novo”, conclui Radfahrer.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.