Colunista repercute nova direção da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Para Glauco Arbix, “agora, mais do que nunca, a SBPC aparece como um caminho de esperança para mobilizar as comunidades acadêmica e científica de modo a enriquecer o debate sobre ciência, tecnologia, inovação e educação em nosso país”

06/07/2021 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Neste Observatório da Inovação, o professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, Glauco Arbix, comenta sobre a nova diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). “O novo presidente é o professor titular de Filosofia da USP, ex-ministro da Educação e meu amigo, Renato Janine Ribeiro”, relata Arbix. O colunista ainda destaca a importância que a SBPC teve durante a luta contra a ditadura militar no Brasil e que a entidade sempre ampliou o peso e o reconhecimento da ciência brasileira. “Agora, mais do que nunca, a SBPC aparece como um caminho de esperança para mobilizar as comunidades acadêmica e científica de modo a enriquecer o debate sobre ciência, tecnologia, inovação e educação em nosso país”, comenta.

Um dos pontos-chave da nova gestão, de acordo com o professor, deve ser a união de todos em prol da ciência e, claro, o fundamental papel da SBPC na luta pela universidade, ensino e ciência. “Ela deve defender tudo que está sendo atacado, criticado e segregado pelo atual governo”, explica. De acordo com o professor, a SBPC não aborda só ciência e tecnologia, mas também trabalha com educação, saúde, meio ambiente e inclusão social. “Tudo isso está no programa que elegeu a chapa liderada por Renato Janine. É um avanço muito grande para a SBPC”, destaca.

Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.