Ribeirão Preto recebe certificação internacional no atendimento ao AVC

O programa, lançado pela World Stroke Organization, reconhece o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto como um dos quatro primeiros da América Latina para o desenvolvimento de redes locais de atenção

 Publicado: 28/09/2021

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCRP) acaba de receber o certificado oficial de centro avançado para o atendimento ao Acidente Vascular Cerebral. Segundo informa o professor Otácvio Pontes Neto nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, a certificação é um reconhecimento da World Stroke Organization (WSO) e da Sociedad Ibero-Americana de Enfermedad Cerebrovascular (SIECV) de que o HCRP pode implementar e monitorar “estratégias prioritárias baseadas em evidências” para reduzir a mortalidade e a incapacidade funcional causada pelo AVC.

Trata-se de um programa lançado pela WSO aqui na América Latina, conta o professor, para a “melhoria contínua dos serviços e qualificação da assistência integral ao AVC na região”. E mais: o HCRP é apenas um dos quatro primeiros hospitais da América Latina com essa certificação. Os outros três são o Albert Einstein, de São Paulo, capital; o Hospital São José, de Joinville, SC; e o Moinhos de Vento, de Porto Alegre, RS.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar toda terça-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.