Público paulista de podcast dobrou durante a pandemia

Com a ampliação nos serviços de streaming de áudio e mudança de hábitos de consumo de conteúdo, formato se popularizou desde 2019

 21/06/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 31/07/2023 as 10:46
Por

Arte sobre foto/123RF
Logo da Rádio USP

Os ouvintes de podcast entre os usuários de internet no Estado de São Paulo quase dobraram entre 2019 e 2021. De acordo com o estudo Popularização do Podcast da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), órgão do Governo do Estado de São Paulo, a porcentagem de ouvintes passou de 16% para 31%.

Os principais fatores apontados para o crescimento do formato são sua versatilidade, a popularização dos smartphones, o aparecimento das plataformas de streaming de áudio e a ampliação do acesso à internet. Tais razões, somadas à mudança de hábitos de consumo de conteúdo, foram incentivadas pelo distanciamento social imposto pela pandemia da covid-19, segundo o estudo. 

O perfil dos ouvintes de podcast no Estado de São Paulo variou conforme a escolaridade e a condição socioeconômica. Acesso à internet, qualidade dos dispositivos e conexão à rede foram pontos relevantes na compreensão desse público.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.