Da Grécia expansionista ao povoamento da América, podcast explica as sociedades antigas

Podcast criado por pesquisadores do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP aborda história e arqueologia em episódios quinzenais

 21/05/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Estraticast aborda arqueologia e história – Arte sobre foto / Freepik

.

A divulgação científica por meios digitais aproximou a sociedade do conhecimento produzido pelos principais centros de pesquisa. Para compreender o passado e explicar os conhecimentos dos campos da Arqueologia e História de sociedades antigas, um grupo de cientistas da área de Humanidades criou o Estraticast, um podcast de entrevistas com especialistas que tem periodicidade quinzenal.

Os episódios têm duração de 30 a 60 minutos e utilizam linguagem fácil de entender para o público geral. Quem tiver interesse em saber mais sobre cada tema, pode contar com uma bibliografia específica na descrição. Na primeira edição, o Estraticast aborda o período expansionista da Grécia Antiga, entre os séculos IX e VI a.C. O capítulo discute as fundações de colônias no Mediterrâneo nos países europeus e africanos, como Espanha, França, Itália e Egito, com a professora Maria Beatriz Borba Florenzano.

No segundo episódio, André Menezes Strauss aborda o desenvolvimento da antiguidade indígena e como a arqueogenética tem contribuído para a cronologia e origens do povoamento das Américas do Norte e do Sul.

O podcast é fruto da colaboração entre o Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (Labeca) e pelo Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, ambos ligados ao Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP. O projeto é coordenado pelos professores Maria Nicolau Kormikiari e Vagner Carvalheiro Porto. A apresentação e produção do Estraticast são feitas por Guilherme Rodrigues.

O Estraticast pode ser ouvido nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Google Podcasts e Anchor. Além disso, você também pode ouvir através do Youtube e no site do MAE. Ou clique nos players abaixo:
.

.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.