Podcast discute sofrimento psíquico entre estudantes universitários

Pesquisador da Faculdade de Saúde Pública fala no podcast Saúde é Pública que sofrimento e doenças mentais entre estudantes devem ser tratados além da forma individualizada

 04/07/2023 - Publicado há 10 meses
Podcast entrevista pesquisador que estudou o tema – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Pesquisa mostra que para lidar com o sofrimento psíquico de estudantes universitários é preciso pensá-lo para além de sua dimensão individual, e que é necessário investir em ações e políticas em saúde mental em espaços como universidades e escolas. Conduzido desde 2018 pelo pós-graduando da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP Thiago Marques Leão, o estudo integra um projeto sobre a temática sob a coordenação da professora Aurea Ianni, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP, e é tema do episódio 46 do podcast Saúde é Pública

Segundo Thiago, foram entrevistados 544 estudantes de graduação e pós-graduação, que responderam, sob anonimato, questões sobre o sofrimento psíquico: como eles descreviam sintomaticamente esse sofrimento e qual o principal fator que provocava ou agravava esse sentimento e qual o papel da universidade e, com advento da pandemia, que impacto havia tido o isolamento nesse sofrimento. 

Os resultados confirmam outras pesquisas na área, como afirma Thiago, indicando que o sintoma central dos estudantes é a ansiedade. Além disso, “confirmamos a hipótese de que essa ansiedade está relacionada à dinâmica universitária”. Apesar do contexto pandêmico, diz, o que os estudantes identificaram como principal fator de agravamento do sofrimento, não era propriamente a pandemia, mas as demandas excessivas e a necessidade de produção acadêmica e de responder às expectativas de empenho. 

De acordo com Thiago, as universidades ainda precisam ampliar o entendimento do que é e quais são as causas do sofrimento psíquico entre estudantes. “É preciso promover mudanças estruturais e políticas sobre como lidar com o problema e também abrir espaços para outras epistemologias e formas de entendimento da questão”, afirma. 

Clique no player abaixo para ouvir a entrevista na íntegra:

É possível acompanhar o podcast Saúde é Pública em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e YouTube.
.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação da FSP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.