Região de Osasco tem crescimento econômico em todos os setores

Estudo levantado pela Fundação Seade, entre 2002 e 2020, destaca participações no PIB da região metropolitana de São Paulo

 10/05/2023 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 31/07/2023 as 10:34
Por

Osasco se destaca na região pelo crescimento econômico – Foto: Fernando Stankuns/Flickr

 

Logo da Rádio USP

Entre 2002 e 2020, a atividade econômica na região metropolitana de São Paulo sofreu alterações, segundo o estudo Cresce participação da região de Osasco no PIB da RMSP da Fundação Seade. No estudo, são analisados os três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços. As regiões examinadas foram o ABCD, Guarulhos, Município de São Paulo e Osasco.

Nesses 18 anos, o maior crescimento na contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) pertence à região de Osasco, que avançou de 13,4% para 19,1%. Todos os setores de atividade contribuíram para o desempenho da região: a agropecuária cresceu 1,3%, enquanto serviços e indústria cresceram cerca de 6% cada. A região de Guarulhos também teve maior participação, se comparada ao período anterior, enquanto o ABCD e o município de São Paulo tiveram queda no índice.

Quanto à capital, houve recuo na contribuição no setor de serviços da RMSP, de 70,3% para 63,9%, setor central para a economia da região. Além disso, a indústria de São Paulo também desacelerou desde 2002, com queda de 8,7%, acompanhada por perda no ABCD.

Boletim Panorama Paulista é uma parceria Rádio USP e a Fundação Seade
Produção: Paulo Emira
Co-produção - Cinderela Caldeira, Tulio Shiraishi, Julia Estanislau
Edição - Rádio USP
Mensalmente, quarta-feira, 8h35
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br/atualiadades, ou nos principais agregadores de podcast

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.