O indie rock busca por autonomia perante a indústria musical

Esse tipo de rock é bastante variado, envolvendo várias linhas já conhecidas da música na busca por inovação

Nesta edição do programa História do Rock, o professor Mario De Vivo começa uma nova série de programas sobre o rock alternativo, um subgênero mais conhecido como indie rock.  

O professor explica que o subgênero é conhecido como indie rock por conta da relação de independência deste tipo de rock com a indústria musical, pois  o termo indie vem da palavra independent do inglês, que significa independente em português.  

Essa autonomia das bandas de indie rock diz respeito, principalmente, à não criação de músicas de acordo com o que a indústria musical quer e busca por saber o que é mais lucrativo. 

De Vivo diz que o indie rock é bastante variado em sua expressão e de difícil definição, portanto, quase todos os estilos de rock podem pertencer ao indie rock. Ele traz, como exemplos do estilo, a música Someday, da banda The Strokes, I Bet You Look Good On The Dance Floor, da banda inglesa Arctic Monkeys e também a canção Artemísia, da banda brasileira Carne Doce

Ouça no player acima a íntegra do programa História do Rock.

Os ouvintes podem enviar sugestões e comentários para o e-mail: rocknausp@usp.br.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.