SUS abre consulta pública sobre uso da trombectomia mecânica para AVC

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto conta que está aberta, desde o dia 4 de dezembro, a consulta pública sobre a incorporação da trombectomia mecânica para o tratamento do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) no Sistema Único de Saúde (SUS), no site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). 

A participação na consulta pública acontece “através de um parecer técnico científico” ou da “manifestação de expressão ou opinião da pessoa física ou pessoa jurídica” até o dia 24 de dezembro. Segundo Pontes Neto, a incorporação da trombectomia mecânica ao SUS permitirá que a “população, em geral, possa ter acesso a esse tratamento que, até o momento, é feito somente em hospitais privados e em poucos hospitais públicos do Brasil que têm a condição de custear o tratamento com recursos próprios”. 

Além disso, a eficácia e a segurança da trombectomia mecânica para o tratamento do AVCI no SUS já foi comprovada através do estudo Resilient, da Rede Nacional de Pesquisa em Acidente Vascular Cerebral. O procedimento pode ser aplicado na fase aguda do AVCI e tem a capacidade de reduzir sequelas de pacientes em situações mais graves.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar toda terça-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.