Estudo avalia sintomas neurológicos em jogadores de futebol após cabeceio

Curiosamente, jogadores que cabeceiam menos são os que relatam maior frequência de sintomas neurológicos após traumatismo craniano leve em partida ou treino, diz estudo israelense

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre os sintomas neurológicos transitórios, apresentados por pessoas que sofreram traumatismo craniano leve, como os jogadores de futebol durante as práticas do esporte. 

O conjunto desses sintomas é chamado de síndrome pós-concussão, informa o professor, adiantando que os mais comuns são: cefaleia, tontura, fadiga, irritabilidade, ansiedade, insônia, dificuldade de concentração, perda de memória transitória e, algumas vezes, sensação de zumbido nos ouvidos. E que podem durar “por semanas a meses após um traumatismo craniano leve causado por “uma cabeçada numa bola durante um jogo de futebol”. 

A ciência vem se interessando por esse assunto e diversos estudos têm relatado o desenvolvimento desses sintomas neurológicos. Tanto que pesquisadores israelenses acabaram de publicar os resultados de um estudo realizado com jogadores profissionais da Premier League de Futebol de Israel. Segundo o estudo, 16% dos atletas entrevistados relataram ter perdido a consciência pelo menos uma vez ao sofrer uma pancada na cabeça durante jogo ou treino, enquanto outros 45% disseram ter tido um trauma craniano importante em jogos ou treinos no passado.

A curiosidade, conta Pontes Neto, ficou por conta da quantidade de cabeçadas na bola e a frequência de sintomas neurológicos. A média dos cabeceios foi de 1,3 vezes por hora, mas os jogadores que apresentaram sintomas após concussão com maior frequência foram os que menos realizaram cabeçadas nos treinos ou jogos. A explicação, segundo o professor, pode ser uma baixa resistência ao cabeceamento, mas “é um assunto que precisa ser melhor estudado”, acrescenta. 

Ouça no link acima a íntegra da coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar toda terça-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.