“O mundo tem grandes desafios em 2021”

É o que afirma o professor Pedro Dallari em sua primeira coluna do ano. A questão ambiental e a pandemia são alguns deles

 03/02/2021 - Publicado há 3 anos
Por

Logo da Rádio USP

O ano de 2021 reserva grandes desafios para o mundo. É o que afirma o professor Pedro Dallari em sua primeira coluna do ano. Para o colunista, “estes desafios estão associados justamente à necessidade urgente da adoção de medidas para a superação das quatro grandes crises que afetam o mundo globalizado”. “A primeira delas, evidentemente, é a crise de saúde causada pela pandemia da covid-19, que não dá mostras de redução. A segunda crise, que tem relação com a pandemia, mas não só com ela, já que decorre de fatores estruturais, é a crise econômica e social, que resulta de um quadro de desigualdades terrível. A crise ambiental é a terceira crise, que tem no aquecimento global seu fenômeno mais relevante e que demanda medidas urgentes para sua superação. E a quarta e última crise é a política, já que, após uma expansão significativa da democracia no mundo inteiro, verificou-se um retrocesso nos últimos anos, particularmente em 2020, que mostrou que há um risco de retorno a regimes autoritários”, analisa Dallari.

Para o colunista, essas quatro crises demandam medidas urgentes e neste começo de ano já podem ser vistas algumas indicações importantes de ações para sua superação. Mas que indicações seriam essas? “A primeira delas é o advento das vacinas contra a covid-19, o que, sem dúvida nenhuma, é uma notícia importante. Um dado importante também é o início do mandato do novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que sinaliza medidas importantes de reforço à cooperação internacional e à valorização do multilateralismo, deixando evidente que globalização e cidadania são indissociáveis”, avalia o colunista. “Um exemplo de diagnóstico e de indicação de medidas que devem ser tomadas nesse sentido pode ser encontrado no relatório da Oxfam, uma importante ONG de caráter internacional dedicada ao combate à pobreza, apresentado no Fórum de Davos no início deste ano”, conclui o professor.

Leia aqui o relatório da Oxfam.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.