Colunista vê em Guilherme Boulos uma perspectiva para o futuro

Guilherme Wisnik faz um breve balanço do resultado das eleições municipais de domingo, apontando o que considera vencedores e derrotados do pleito

 03/12/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

O segundo turno das eleições municipais, ocorrido no domingo passado (29), é o tema do comentário do professor Guilherme Wisnik em sua coluna desta semana. A partir dos resultados extraídos das urnas, ele faz algumas observações de ordem geral, a começar pelo que julga uma derrota dos políticos apoiados por Jair Bolsonaro, ao mesmo tempo que nota uma grande vitória de candidatos considerados de centro-direita, Centrão, que “na verdade é a força política que ampara o governo Jair Bolsonaro atualmente, embora represente alguma coisa distinta da extrema-direita que ele encarna”.

Ao mesmo tempo, Wisnik acredita haver ocorrido uma grande derrota das esquerdas na maioria dos municípios, “mas mostrando em São Paulo a consolidação da figura de Guilherme Boulos como um político progressista, construindo um caminho do futuro”, o que o colunista vê como um saldo positivo, uma consolidação de uma outra voz da esquerda, que “pode de uma próxima vez se mostrar vitoriosa”. Para ele, o desempenho de Boulos nas urnas define uma perspectiva e representa um grande ímpeto para o futuro. Wisnik termina sua coluna citando trechos de um poema de Vladimir Maiakovski.


Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar  quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.