Eleitores brasileiros desconfiam das principais instituições democráticas

Partidos políticos, Congresso Nacional e sistema eleitoral estão em xeque

As eleições proporcionais por lista aberta, com vários candidatos, são um dos principais problemas do sistema eleitoral brasileiro. Os eleitores ficam confusos na hora de selecionar seus candidatos, dado o grande número de opções entre os vários partidos, não conseguindo formar um vínculo entre representados e representantes. Segundo o professor José Álvaro Moisés, esse é um aspecto muito importante no funcionamento do sistema político brasileiro, o que explica, em grande parte, a crise da democracia representativa existente no País. Ele lembra que “a confiança é um elemento muito importante na relação entre eleitores, cidadãos e instituições”. Os acontecimentos da política muitas vezes escapam do dia a dia das pessoas comuns, o que causa a desconfiança do eleitor.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Qualidade da Democracia
A coluna A Qualidade da Democracia, com o professor José Álvaro Moisés, vai ao ar toda terça-feria às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.