Auxílio financeiro à imprensa local pode acabar com a independência editorial

Segundo o colunista, apesar da boa intenção da proposta, a dependência do Estado para manter a produção jornalística pode “deixar a independência editorial desguarnecida”

 05/10/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Horizontes do Jornalismo desta semana, o professor Carlos Eduardo Lins da Silva aborda o auxílio financeiro a veículos de jornalismo local em pauta no Congresso norte-americano. A ideia é ajudar os jornais menores que estão em decadência e foram especialmente prejudicados pela pandemia. Segundo o colunista, o projeto não foi aprovado por conta da falta de recursos dedicados à causa e pela aversão do presidente Donald Trump à imprensa.

Segundo Lins da Silva, apesar de não ter sido aprovado nos EUA, o auxílio aos jornais locais é uma realidade em outros países, como França e Canadá: “Na França, um incentivo tributário foi concedido a quem assina jornais e revistas. É uma espécie de abatimento no imposto de renda. Já no Canadá, a administração nacional criou um fundo para pagar o salário de repórteres e jornalistas de publicações de cidades pequenas por tempo determinado”. Ele acredita que, nos EUA, “enquanto o presidente for o Donald Trump, é difícil que qualquer iniciativa desse gênero resulte em alguma coisa”.

Para o colunista, a ajuda à imprensa local parece bem-intencionada, mas causa preocupação, porque pode representar um controle estatal sobre o conteúdo editorial dos veículos: “Apesar de serem bem-intencionados e poderem ter resultados efetivos no curto prazo, sempre existe a perspectiva de que, em algum momento, algum governante possa querer mexer com o conteúdo editorial dos veículos ajudados e usar o auxílio como moeda de troca para obter apoio editorial dos veículos de imprensa. Abre uma brecha para deixar a independência editorial desguarnecida”.

Ouça a coluna na íntegra pelo player acima.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.